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Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.

sábado, 28 de setembro de 2013

A organização do Rock in Rio divulgou, nesta semana, o balanço final da edição 2013 do maior evento de música do mundo. A festa rolou nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.


Como não poderia ser diferente, a festa movimentou uma quantia bilionária de dinheiro e mobilizou milhares de pessoas. De acordo com estimativas da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur), o festival gerou um impacto na economia do Rio de Janeiro de mais de R$ 1 bilhão, atingindo uma média de 90% de ocupação dos quartos da rede hoteleira carioca.
Resumo dos números da Cidade do Rock:
Divididas nos palcos Mundo, Sunset, Rock Street Street Dance e Eletrônica, pouco mais de 160 atrações fizeram 91 horas de música. Ao longo de sete dias de festival um público de 595 mil pessoas esteve presente na Cidade do Rock. Foram usados 60 quilômetros de cabos, em toda a área da Cidade do Rock, e a energia elétrica usada para impulsionar o festival gira em torno dos 20 mil KVA. O festival disponibilizou diversas ações para a diversão. De acordo com os números da organização, um total de 95.741 pessoas passaram pela roda gigante, tirolesa, turbo drop, montanha russa e parede de escalada.
Audiência na web:
De acordo com o balanço da organização do evento, na web, o Rock in Rio alcançou a marca de mais de 10,256 milhões de seguidores nas redes sociais — um crescimento de 704 mil fãs só durante o festival. O site oficial do festival atingiu cerca de 4,5 milhões de visitas e algo em torno de 9,2 milhões de visualizações de páginas. Além do Brasil, os principais países que acessaram o site foram Estados Unidos, Portugal, México e Chile, nesta ordem. A boa audiência na “Terra do Tio Sam” é um motivo a mais para que Roberto Medina faça uma edição do evento em Los Angeles, em 2015.
Comes e bebes:
Foram consumidos 530 mil litros de cerveja, 420 mil garrafas de água e 210 mil copos de refrigerante. O público também investiu, sem moderação, na alimentação. Foram vendidas 9,7 toneladas de batata, 130 mil pães de queijo, 48 mil pizzas, 29 mil cachorros quentes e 280 mil hambúrgueres.
Atendimentos Médicos:
Durante os sete dias de festival, as equipes médicas que trabalharam na Cidade do Rock fizeram 5.764 atendimentos médicos gratuitos – cerca de 30% a menos que em 2011. Do total de atendimentos, mais de 99% dos casos foram resolvidos in loco. Foram contabilizadas apenas 25 remoções. A maior causa dos atendimentos foi desidratação, queda de pressão arterial e dores de cabeça.
Lixo:
A edição 2013 do Rock in Rio gerou um total de 183, 7 toneladas de resíduos, que foram distribuídas da seguinte maneira:
  • Lixo orgânico: 71 toneladas. Encaminhadas para a Usina do Caju para compostagem e transformação em um adubo orgânico;
  • Lixo reciclável: 35,7 toneladas são resíduos recicláveis que já saíram da Cidade do Rock separados (latas, papelão e vidro) e cuja venda beneficiará 29 cooperativas registradas na Comlurb;
  • Material potencialmente reciclável: 77 toneladas de material potencialmente reciclável foram para a Estação de Transferência de Jacarepaguá e serão divididas e doadas para 10 cooperativas com capacidade de triagem.
Os números do Rock in Rio impressionam. Por mais que seja contestado, o evento é sinônimo de sucesso e voltará ao Rio em 2015.