rexsom

rexsom

Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Depois de 35 anos de pesquisa, o cientista Shugeyoshi Osaki apresentou o resultado conseguido com a ajuda de 300 aranhas
 Segundo as próprias palavras do pesquisador japonês, a seda criada pelas aranhas é superflexível e resistente, oferecendo às cordas para violino um som suave e profundo. Para criá-las, foram mais de 35 anos dedicados à pesquisa das propriedades físico-químicas das teias de aranhas.
O cientista, utilizou 300 aranhas da espécie Nephila Maculata, cuja teia é a mais resistente que se conhece, para criar as cordas. A partir daí, cada corda foi formada com o uso de três grupos  - entre 3.000 e 5.000 fios individuais -, que foram otimizados para obter uma estrutura compacta e  medir a resistência quando colocadas sobre o instrumento. "Era muito difícil tirar essa seda do abdômem das aranhas, porque elas costumam cortá-la quando é segregada. Por isso, precisei 'me comunicar' com elas. Em outras palavras, foi preciso entender o hábitat de cada uma das aranhas para poder obter fios compridos", explicou.
Neste momento, o cientista está pesquisando como obter as cordas em larga escala. Ele ainda não tem ideia de quanto pode custar, mas sabe que a durbalidade do material agrega bastante valor às cordas. Em breve, seu estudo estará disponível em http://prl.aps.org/ (em inglês). Por enquanto, o seu instrumento é único no mundo.


*fonte: http://musicaemercado.com.br