rexsom

rexsom

Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

É difícil escolher a sua guitarra quando finalmente chega a hora de comprá-la não é verdade? 
Vou dar umas dicas para ajudar  você chegar a uma decisão sem precisar ler todos os fóruns de guitarra (isso ajuda mais te deixa com mais dúvidas ainda), ou ir na onda do seu colega porque ele diz que a guitarra dele é ótima, ou pior, comprar um modelo igual a do seu ídolo achando que assim não tem erro, muita calma nessa hora gente!!!




Em primeiríssimo lugar tenha em mente exatamente quanto $$$$ você vai poder investir, não ajuda em nada ter R$ 300,00 e ficar navegando nas lojas e salvando links de guitarras caras, isso vai te deixar frustrado, calma, você está apenas comprando a sua PRIMEIRA GUITARRA, isso é uma conquista pessoal, não importa se você ganhou os R$300,00 ou se você suou, ralou, trabalhou um ano pra guardar essa grana, certo? Chegou a sua hora e você tem 300 mangos, vamos lá!!!!!!



Em segundo lugar defina seu estilo, como se eu nem sei tocar nada ainda? Verdade, você não sabe, mas se você quer uma guitarra certamente é porque você se inspirou em algum artista, em algum estilo de música, eu acho que você por diversas vezes ficou sonhando acordado imaginando ser o Slash do Guns' n Roses, o Jimmy Page do Led Zeppelin ou apenas imaginou você no palco tocando um rock pesado e seus fãs na beira do palco gritando seu nome, não é verdade? Então, defina seu estilo!!!
Em terceiro lugar é chegada a hora de escolher o modelo da sua primeira guitarra, a parte mais legal, na minha opinião, chegou a hora de navegar no Google!!! Digita lá: GUITARRA, nas imagens, e escolha os modelos que te agradam (na sequência vou fazer um post só com modelos), você já definiu seu estilo, agora fica mais fácil escolher o modelo (aparência) da sua guitarra, por exemplo: se seu estilo é heavy metal, então você provavelmente não vai procurar um modelo semi-acústico - é aquela guitarra com o corpo grande, que tem uma abertura, um buraco mesmo, na frente, ela é oca por dentro, ou oca em partes, como esta da foto à esquerda. 




Em quarto lugar é hora de descobrir quais marcas estão à disposição no mercado, agora que você já sabe seu modelo, se aventure pelos fóruns, só não esqueça que existem inúmeras marcas com diversos preços, é mesma coisa que CCE e Brastemp, assim como certas marcas não terão guitarras muito baratas haverão outras que oferecem uma diversidade enorme de preços e modelos, qual é boa e qual é ruim por enquanto não importa, você precisa saber o que o mercado tem pra você, blz?


Em quinto lugar é o momento de pesquisar lojas e preços, gente, atenção aqui, você já sabe quanto você vai investir $$$, sabe qual é  seu estilo, seu modelo, quais marcas disponibilizam isso pra você, não vá colocar os burros na frente da carroça agora, navegando pelas lojas você pode ficar confuso, não perca o foco hen, bom, escolha as lojas com melhores preços, ache as guitarras que te interessam (dentro do seu orçamento), salve esses links, agora você está na reta final!!

Em sexto lugar vamos às redes sociais, aos nossos colegas guitarristas, ao professor de guitarra, ao vendedor...questione quem você achar que tem algum conhecimento pra te ajudar nisso, mostre quais guitarras você escolheu e peça a opinião deles, nessa hora você vai ouvir falar sobre a construção da guitarra, a madeira que foi usada nela, sobre as ferragens(peças) que compõe a guitarra, sobre o captador e etc etc etc etc.......não vá na onda da galera, seja esperto, tem 2 personagens nessa história toda que vão te auxiliar com maior exatidão, são estes: o vendedor( se ele não manja nada você vai perceber, daí você procura outro), e o luthier, o que é isso? É o cara que conserta a sua guitarra quando ela tá com problema. Pronto, agora você está bem informado, vamos às compras?


Em sétimo lugar: compras!!!! Na loja, seja ela virtual ou física, converse bastante com o vendedor, se puder teste a guitarra, ou peça pra alguém tocar ela pra você ouvir( vou fazer um post sobre isso também ), a conversa com o vendedor é muito importante nessa hora, porque este é o cara que vai apresentar a guitarra pra você e tirar as suas dúvidas finais, e claro, é o cara que vai querer fidelizar você como cliente da loja, então peça desconto!!!!


 Bom pessoal, espero ter ajudado, eu sei o quanto é difícil escolher uma guitarra, especialmente quando você não é perito no assunto, mas com a internet tudo fica mais fácil não é, consumidor bem informado é consumidor satisfeito!
Abçs