rexsom

rexsom

Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A cada dois anos, a ISME (Sociedade Internacional dos Educadores Musicais) se reúne em um país para realizar um congresso global para educadores musicais.


Como referência, em 2012, a 30ª ISME World Conference on Music Education foi realizada na Grécia. Em 2010, em Pequim; 2008, em Bolonha. Recentemente, o Brasil foi escolhido para abrigar a ISME, em 2014, e a cidade de Porto Alegre receberá o que seria equivalente à Copa do Mundo da educação musical. É a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.



A ideia e articulação para trazer o evento ao Brasil  foi feita pela vice-presidente da IMC (International Music Council), Liane Hentschke (foto), uma das maiores autoridades do ensino da música no país.

O objetivo da 31ª Conferência Mundial da ISME, a ser realizada entre 20 a 25 de julho de 2014, é estimular a compreensão e a colaboração global entre os educadores musicais de todo o mundo, fortalecendo relações e compartilhando ideias sobre diferentes aspectos e temas da educação musical, no sentido de promover a educação musical para pessoas de todas as idade.

Público
A conferência tem como público professores da educação básica e de escolas de música, professores universitários, pesquisadores, estudantes de música e outros interessados em todas as áreas da música e da educação musical.

Exposição de produtos - Music Show
A indústria da música também terá espaço para exposição dos produtos com estandes dentro do evento. A Music Show, feira regional coordenada pela Música & Mercado, é responsável pela comercialização dos espaços na ISME 2014, plataforma para quem deseja estar perto dos profissionais do ensino da música no Brasil.

Seminários
A ISME trará seminários com os maiores líderes da educação musical no mundo, painéis de discussão e simpósios, além de eventos musicais. A importância do evento para o mercado da música, da educação ao comércio é imensa. O ISME tem dado grande contribuição aos países ao qual tem presença, com um troca constante de informações sobre o ensino no mundo.

Objetivos
- Promover o intercâmbio cultural e científico e artístico entre mais de 2000 pessoas.
- Promover a socialização e o debate de pesquisas e  práticas nos diversos campos da educação musical.
- Possibilitar a articulação de pesquisadores que trabalham com temáticas afins.
- Contribuir com a formação de professores de música, artistas e pesquisadores na área de educação musical.  


Sobre a ISME
Organização mundial fundada em 1953 pela Unesco, que em 2013 comemora 60 anos.
Representa uma rede internacional, interdisciplinar e intercultural de profissionais  para compreender e promover a aprendizagem musical ao longo da vida.
Possui, atualmente, 300 mil integrantes, entre sócios individuais e sócios de instituições associadas.
Mais informações: http://www.isme.org/isme2014