rexsom

rexsom

Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

 Tradicional reunião pré-Namm, 'ICM - International Coalition Meeting', aborda caso Gisbon e prevê ainda mais rigidez ao constatar utilização de madeira ilegal pelo setor


 8 de janeiro, Anaheim, Califórnia -  Se voce nao ouviu falar no Lacey Act fique atento. Estas palavras serão muito citadas em um futuro breve e você tem tudo a ver com elas.
Lacey Act é uma lei norte-americana, escrita há 110 anos, que desde 2008 tem aterrorizado a indústria musical mundial. O fato é que os Estados Unidos tem iniciado um cerco às madeiras retiradas de forma ilegal das florestas de todo o mundo.

Para quem não entendeu a gravidade do tema, foi por causa dessa lei que a fábrica americana da Gibson foi bloqueada por agentes federais dos EUA em 2011.
Esta lei irá mudar a forma de se comprar madeira, tanto para as empresas fornecedoras de instrumentos musicais quanto qualquer produto que se utilize de madeiras não legalizadas em sua produção. Você pode comprar guitarras, violões, violinos e pianos sem pensar nisso agora, mas  precisará fazê-lo em um futuro não muito distante.

 A medida irá afetar diretamente todos os fabricantes que trabalham com madeira, seja nas fábricas brasileiras que exportam, seja nas chinesas. A maior preocupação é a adptação do sistema fabril e como será feito o controle.
Quem já está se antecipando e criando alternativas é a fabricante de guitarras Flaxwood que, aliada a projetos educacionais direcionados à inovação, conseguiu compor uma fibra natural que substitui a madeira (foto ao lado). Seus produtos já possuem distribuidores em diversas partes do mundo, ficando apenas a América Latina carente deles até o momento. 

Na medida em que os fabricantes mundiais se adaptarem a essa nova realidade, a tendência é que as lojas passem a adquirir e vender produtos ecologicamente responsáveis, já é fato, inclusive, que consumidores mais novos preferem marcas com preocupação sustentável, tendo esse fator como decisório no ato da compra. A Floresta Amazônica agradece.


fonte: www.musicaemercado.com.br